terça-feira, 15 de outubro de 2013

Aos mestres

É no mínimo engraçada essa nossa sociedade...
Certo, disso estamos todos carecas de saber. MESMO. Mas especialmente hoje eu tive mais uma  - cínica - prova disso. Chegando em casa pela tarde, encontro a televisão ligada, na emissora que não deve ser nomeada, exibindo um programa especial sobre o dia dos professores.

Ceeerto... Quer dizer, não basta querer criminalizar/marginalizar/deslegitimar a greve dos professores do Rio de Janeiro, e ainda quer pagar de santa? Me desculpe, esse desserviço não funciona aqui; tenho um pouco de amor aos meus neurônios.

Ok. Professor nesse país parece que "vem ao mundo" pra se lenhar. Brasil é o peníltimo país no ranking de valorização dos professores; têm um salário de morte; tem que lidar com alunos mal educados todos os dias (e pais mais ignorantes que os filhos); condições de trabalho extenuantes e que normalmente o fazem atuar em áreas que não são de sua competência (o professor que nunca deu uma de psicólogo que atire a primeira pedra) e basicamente NADA que regimenta/regulamenta o ofício de professor. Sim, é isso mesmo que você leu. O documento-mor sobre as diretrizes da educação deste país - vulgo Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) - não fala nada sobre os professores. NADA.

E quando chega no fatídico dia 15/10, somos elogiados. Temos nosso dia de herói.
E segundo algumas línguas mais otimistas devíamos festejar o fato de sermos lembrados pelo menos em um dia do ano.

Tá de sacanagem.

"Não há imperadores sem professores", nos lembra o ditado japonês. Professores não são robôs que depositam na cabeça dos alunos o que eles "precisam" saber e depois somem. E além disso, antes de formadores de opinião, somos também formadores de personalidades. Formamos pessoas de um modo mais holístico do que se imagina. Aos meus professores, por exemplo, não devo apenas as coisas que aprendi. Devo a eles, a pessoa que eu escolhi ser hoje. Nada menos do que isso. Todos os dias que eu acordo, me levanto e encaro a rotina de estudar História, carrego comigo tudo o que estas mulheres e homens me ensinaram e continuam ensinando.

E aí, não lembro apenas dos meus professores em termos de educação formal. Meus mestres de Judô, Jiu Jitsu e Karate também fazem parte disso. Em última instância, saber que posso treinar com eles, é saber que eu estou no caminho correto.

E quando os alunos agradecem aos professores viram puxa-sacos.
Radikal. Vou até bater uma palma aqui.

Enquanto escrevo este texto, no RJ temos uma das maiores greves de professores, com ajuda frequente dos Black Blocs, já que a PM esqueceu que teve professores quando eram crianças e adolescentes (falando nisso, essa PM não se respeita mesmo, nem respeita os outros né?). Isso pela razão de que o plano de carreira em trâmite reduz drásticamente os proventos dos professores... sem ao menos os professores serem consultados. E como se não bastase colocam a polícia pra reprimir manifestações dos professores contra o novo plano salarial.

Mas e aí? Dia dos professores é só o dia 15/10 ou todos os dias que você lembra que aquele que agora lhe ensina, caminhou uma vida inteira pra estar em sala de aula lhe ensinando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário